8 de set. de 2010

As pessoas da sua rede de relacionamento sabem o que você faz?

A menos que você seja um agente secreto ou um criminoso foragido, é muito importante contar para todos da sua rede de relacionamento o que você, faz, quer, precisa, procura, pensa, e assim por diante. Acredite, grandes oportunidades aparecem de onde você menos espera, sejam pessoais ou profissionais.

Uma amiga te indica para uma vaga só porque ele ficou sabendo em uma conversa rápida que você estava procurando outro emprego. Um primo comenta sobre um vizinho que está doando uns filhotes porque ele soube que você está querendo um cachorrinho para seus filhos. Um colega do trabalho soube que você está saindo de férias e te oferece milhas pela metade do preço para você viajar com a família.

Como me ensinou uma amiga – “A oportunidade é um bichinho peludo na frente e pelado atrás. Se você não o agarrar quando ele vem, não vai conseguir quando ele passar”. E esses “bichinhos” só vem na sua direção quando todos os seus contatos, pessoais e profissionais, têm pelo menos uma ideia de como podem te ajudar. Obviamente, as redes sociais são as melhores ferramentas para contar aos seus contatos o que você está pensando, precisando, etc. Não é a toa que empresas estão se organizando e utilizando fortemente essas ferramentas para atingir públicos bem qualificados.

Por mais efetivas que as ferramentas virtuais sejam, nada melhor que o contato pessoal para atualizar sua rede de relacionamento. Um bate-papo em uma festa, uma conversa ao pé do ouvido em um congresso, um almoço de negócios, uma pizza em casa – todas são ótimas ocasiões para colocar o assunto em dia. Cedo ou tarde, essas pessoas podem esbarrar justamente naquele “bichinho” que você tanto procura. E como amigos, eles o levarão até o seu encontro. Simples assim, sem esperar nada em troca!

Para você não pensar que eu sigo a filosofia do “faça o que eu digo, não o que eu faço”, gostaria de exemplificar o que fazer em dois eventos que terei nessa semana. Uma delas será a festa de aniversário de 70 anos do meu pai. O outro evento é o show da minha banda, que acontece só uma vez por ano. Justamente por isso recebe o distinto título de “O Show do Ano”. Os dois acontecimentos tem perfis bastante diferentes e por isso a melhor forma de abordagem e divulgação dos seus feitos e necessidades devem ser também distintos. Vamos aos exemplos.

A minha família é bem grande, como a de muitas pessoas. Meus parentes costumam dizer que são em festas como essas ou em velórios que toda família tem a rara oportunidade de se reunir por algumas horas. Também como em muitas famílias, temos parentes mais próximos e que vivem realidades semelhantes às nossas e temos aqueles bem distantes, que parecem viver em um outro mundo, e que por isso, nem valeria a pena se aproximar durante a festa. Lembre-se que qualquer um deles tem a mesma probabilidade de encontrar o tal “bichinho” que você procura. Portanto, manter um bom relacionamento com todos é muito importante.

Nas rodas com os parentes mais próximos, você se sente à vontade de falar da sua vida, tipo os seus planos de férias. Também fala abertamente dos desafios do seu trabalho e daquele projeto que você está trabalhando e está buscando um parceiro estratégico. Quem sabe o marido da sua prima não trabalha justamente com isso. Com aquele parente mais distante, você pode comentar como você se aproximou dos primos quando eles entraram na sua rede no Facebook. Você então pode convidá-lo a fazer parte da sua rede e terá mais chances de divulgar o que você pensa ou precisa.

Já no “Show do Ano” as possibilidades não estão no evento em si e sim no convite. Quando você convida todos os seus amigos para prestigiar um evento desse tipo, pode ter as mais diversas reações. No meu caso, aqueles que não sabiam que eu toco em uma banda, passam a me conhecer melhor e muitas vezes entram em contato para saber mais sobre esse hobby. Isso dá abertura para vocês se atualizarem.

Aqueles que sabem da banda e gostam de rock normalmente entram em contato para confirmar a presença ou ao menos para dar um apoio. São nessas ocasiões que você também tem como divulgar outros pontos interessantes. E também existem aqueles que conhecem a banda e não gostam de rock, por isso nunca irão ao show. Raramente essas pessoas vão entrar em contato. Mesmo assim, você voltou a entrar no radar, ou seja, elas lembraram que você existe. Quem sabe um deles não está buscando um profissional exatamente com o seu perfil justo no dia que recebeu o convite?

Claro que você não precisa ter uma banda de rock pode colocar isso em prática. Qualquer outro evento pode ser divulgado aos amigos, seja seu ou de alguém que você apoia. Pode ser a exposição das suas obras de arte, apresentação de dança da sua filha ou da peça de teatro que seu irmão vai atuar. Junto com a divulgação desse evento, vem a oportunidade de contar para todo mundo qual é a cara do “bichinho” que você está procurando.

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