6 de ago. de 2010

Como o serviço de email Hotmail chegou a 12 milhões de usuários... em apenas 18 meses?

Como o serviço de email Hotmail chegou a 12 milhões de usuários em apenas 18 meses? A Microsoft utilizou uma estratégia conhecida como marketing viral, que é a melhor demonstração de como a força do networking se converte em vendas.

Quando a Microsoft lançou o seu serviço de email gratuito, ela queria crescer rapidamente. Sua estratégia então foi lançar uma campanha bem inovadora para a época. Em toda mensagem de email gerada por um usuário com conta Hotmail aparecia no rodapé um simples anúncio que dizia:

__________________________________________
Get Your Private, Free E-mail from MSN Hotmail at:

(Tradução: Tenha Seu Email Pessoal, Grátis do MSN Hotmail pelo...)

Com isso, a cada email enviado, um usuário fazia uma propaganda para quem recebia a mensagem. Se um amigo lhe recomenda um serviço, ainda mais gratuito, porque não tentar também? Em apenas um ano e meio, o Hotmail saiu do zero e atingiu a incrível marca de 12 milhões de usuários – foi o crescimento mais rápido registrado em qualquer ramo, em qualquer meio, na história do mundo dos negócios!

Esse resultado mostrou à diversas outras empresas que o marketing viral era uma poderosa estratégia de venda boca-a-boca. Outras tantas seguiram a mesma linha. Um outro caso de sucesso é do smartphone BlackBerry® fabricado pela empresa de tecnologia canadense RIM (Research In Motion).

Ter um smartphone BlackBerry® já é um item de primeira necessidade para muitos executivos. A propaganda boca-a-boca, através do uso do marketing viral, foi determinante para a RIM chegar a esse ponto. Da mesma forma que o Hotmail, sempre que uma mensagem de email é enviada ou respondida através de um desses dispositivos móveis, a mensagem do rodapé dizia "Enviado do meu BlackBerry®".

Com o tempo, as pessoas que recebiam essas mensagens começaram a buscar mais informações à respeito com os remetentes. Quando ficavam sabendo que era um serviço disponível apenas naquele tipo de aparelho, esses executivos corriam para também ficarem "plugados" a toda hora e em qualquer lugar. O nome BlackBerry® ficou tão conhecido no meio empresarial que, ainda hoje, pouca gente sabe que esse não é o nome do fabricante do aparelho. Ele já virou sinônimo da categoria de smartphones.

Para não ficar para trás, outros fabricantes de telefonia celular como Nokia, Apple, LG, Samsung e SonyEricsson também lançaram seus smartphones, enviando suas propagandas nos rodapés das mensagens de email. Mas quem mais uma vez revolucionou com o uso do marketing viral foi a Motorola.

A fabricante norte-americana apostou na proximidade das pessoas nas redes sociais para rapidamente contagiar seus usuários com o vírus do compartilhamento de ideias. Através de qualquer aparelho Motorola equipado com a tecnologia chamada Motoblur(TM), o usuário atualiza seu status, compartilha seus pensamentos, fotos, links e, assim, fica mais próximo dos seus amigos. Como as contas criadas nas redes sociais mais populares, tais como Facebook, Twitter e Orkut ficam associadas à conta do Motoblur(TM), o usuário consegue atingir à todos, simultaneamente. E o melhor para a Motorola é que seu nome vai junto. As postagens são sempre assinadas com sua logomarca da empresa e com a expressão “via Motoblur(TM)”.

Todos os demais fabricantes já aderiram às redes sociais com suas próprias tecnologias, igualmente eficazes. O que existe em comum com a estratégia da Motorola para divulgar sua marca, é o marketing viral. O fato é que, por trás disso tudo, está a venda por relacionamento, silenciosa, mas muito poderosa!  

Um comentário:

  1. Muito bom e util este artigo. O marketing viral revolucionou a comunicação com sua credibilidade e baixo custo, fazendo com que as empresas reinventem suas formas de vendas e divulgação.

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