20 de mai. de 2013

Sabia que o networking é uma atividade apaixonante?


Todos os dias você tem oportunidade de conhecer inúmeras pessoas novas, pode ser em situações rotineiras ou em eventos sociais; pode ser ao acaso ou de forma planejada; pode ser em um elevador ou em uma reunião de negócios. O problema é que, desafortunadamente, desse imenso mundo de oportunidades que passa todo dia por nós, somente algumas poucas pessoas entrarão na sua rede de relacionamentos.

Você já aprendeu aqui no Network-4-Sales que expandir sua rede secundária é até mais importante do que ter uma rede primária funcionando. Sua rede primária, aquela composta por pessoas que você já conhece, tem um potencial limitado para o seu networking. Em outras palavras, você já sabe até que ponto ela poderá auxiliá-lo a conseguir o que precisa. Já a sua rede secundária, composta pelos amigos dos seus amigos e novas pessoas, tem um potencial inimaginável. Cada novo membro que você adiciona à sua rede agrega muito valor à sua vida pois traz com ela novas experiências, características únicas e uma rede de contatos inexplorada por você.

Mas porque não conseguimos manter relações duradouras com mais gente que passa por nossas vidas? E pior, porque não conseguimos que esses novos contatos se mantenham ativos com o tempo e com isso não conseguimos nos beneficiar com esse networking? A resposta é a Paixão (ou a falta dela).

Quando você conhece uma nova pessoa que te atrai, seu desejo, quase instintivo, é de estreitar e prolongar essa relação. As pessoas que não te dispertam interesse no primeiro encontro acabam ficando pelo caminho e nunca farão parte da sua rede de relacionamentos. À medida que você conhece melhor aquela pessoa e descobre que tem uma paixão em comum, você certamente buscará um meio para manter o contato com ela. E se não consegue manter o contato, você fica irriquieto, passa a investigar, pesquisar, explorar, buscar quaisquer pistas que te levem a tal pessoa.

Então eu pergunto - se você é capaz de tantas proezas para encontrar uma paixão, por que não tem a mesma determinação com todas as demais pessoas que passam pela sua vida? Se você soubesse, já no primeiro encontro, que aqueles indivíduos pudessem fazer a diferença no seu networking, você não teria com eles o mesmo comportamento de uma pessoa apaixonada? E é aí que está o erro! Praticamente todas as pessoas que você “descartou” poderiam ser chaves que abririam inúmeras oportunidades tanto pessoais quanto profissionais para você em algum momento da sua vida.

Para não deixar que você continue perdendo oportunidades como essas, gostaria de compartilhar dicas valiosas para você crescer a sua rede secundária em eventos e outros encontros sociais de forma planejada e organizada. Assim, você conseguira tornar seu networking uma tarefa efetiva, mas também divertida:

  • Defina objetivos atingíveis – Ser responsável pelo que você não controla é muito estressante. Então, antes de sair para um evento, defina objetivos que você controle, como por exemplo “Vou falar sobre o meu projeto com no mínimo 4 pessoas” ou “Vou conversar com 5 ou mais pessoas que eu não conheço”;
  • Tenha um discurso de elevador – O que você falaria para o Presidente da sua empresa se o encontrasse no elevador e tivesse 30 segundos de atenção dele? Se você não se preparou para esse momento, dificilmente terá algo bem estruturado em mente. Para nunca mais ser pego desprevinido, você deve ter na ponta da língua um “discurso de elevador”, ou seja, um resumo de até 30 segundos daquele negócio que você está trabalhando ou do produto que está tentando vender;
  • Esteja sempre pronto para se vender – Nunca vamos a eventos para trabalhar, mas as oportunidades aparecem quando menos se espera. Seu objetivo não é convencer a estranhos a contratar você, e sim despertar neles aquela “fagulha de paixão” que faça com que eles queiram te conhecer melhor em uma oportunidade futura;
  • Tenha sempre um cartão em mãos – Você não precisa ser um executivo para ter um cartão de visitas. Mesmo que você seja um estudante ou esteja desempregado no momento, é muito importante ter um cartão com seus dados de contato. Esse pequeno pedaço de papel tem a mesma função de um folheto de um produto que você gostou e pretender comprá-lo futuramente. Então, se depois de um “discurso de elevador” ou de venda pessoal bem-sucedida, entregue o seu cartão para que o seu cliente em potencial saiba onde encontrá-lo;
  • Ajude para ser ajudado – A melhor maneira de entrar no radar de um novo contato é mostrando o seu valor para ele. E a melhor forma de fazer isso é ajudando esse indivíduo a encontrar uma oportunidade através de alguém da sua rede de relacionamentos. Qualquer ajuda, por mais simples que possa parecer, já basta, pode ser a indicação de um médico, uma recomendação de uma agência de viagens ou uma sugestão de um restaurante;
  • Faça follow-up na sequência – Nem sempre aquela pessoa que você conheceu no evento tem a mesma atenção que você e acaba se esquecendo de fazer um novo contato, mesmo que ela tenha se interessado muito por você. Para não deixar que o contato inicial esfrie, convide-a para participar de uma rede social ou até para um café outro dia.


Por último e mais importante para que você seja bem-sucedido na ampliação da sua rede secundária é ter paixão autêntica por cada pessoa e pelo que ela pode agregar de valor à sua rede de relacionamentos. Apaixone-se pelo networking! Só assim você vai cultivar suas relações de forma consistente e duradoura.

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