4 de mai. de 2012

Você conhece a Ana? Já ouviu alguma das suas histórias?

As celebridades instantâneas não param de surgir na internet. Vídeos postados sem nenhuma pretensão no YouTube e compartilhados em redes sociais acabam caindo no gosto do grande público e levam seus protagonistas à fama de maneira meteórica. Foi assim com a Luiza que foi para o Canadá ou com o tapa na pantera, que já tiveram mais de seis milhões de exibições no YouTube. Ainda mais impressionante é a marca alcançada pelo clip da família Barbosa cantando (totalmente desafinados) a canção “Para Nossa Alegria” com quase 50 milhões de cliques no mais famoso portal de compartilhamento de vídeos da web.

Apostando no poder viral da rede mundial de computadores, a atriz paulistana Ana Paula Dias criou a "web series" intituladas "Histórias da Ana". Os vídeos curtos são divulgados periodicamente pela própria autora no YouTube e promovidos na sua página do Facebook. Desde quando a iniciativa foi criada há pouco mais de um mês, quando o episódio 01 foi lançado, as suas histórias já foram vistas quase 30.000 vezes. E o crescimento das vizualizações é exponencial. O episódio 05, lançado ontem, teve mais de 900 acessos em apenas um dia. 



Mas qual é o segredo desse sucesso crescente? Com certeza o conteúdo divertido da série, que trata de situações rotineiras vividas pela criadora, é o principal responsável. Seu talento como atriz e sua competência como roteirista também contam muito para esse resultado. Porém, é o networking que está projetando sua carreira e que certamente a trará ainda mais fama. Vamos analisar como isso funciona em termos práticos.

A Ana tem no Facebook uma rede com mais de 1.300 amigos. Vamos considerar que a cada novo episódio pelo menos metade dessas pessoas assistirão a “web series”. Se contarmos que cada uma delas compartilhe o vídeo para, em média, outras 500 pessoas, teremos no grau 2 de separação 325.500 expectadores. Supondo que no grau 3 outras 200 pessoas curtam o episódio e comentem com seus amigos, já serão 65 milhões de pessoas falando sobre o assunto. Curiosamente, essa audiência é bem maior que muitos programas de TV aberta no Brasil.

Entretanto, não é apenas a teoria dos Seis Graus de Separação que pode explicar o sucesso dos virais na internet. Você que é leitor assíduo do blog Network-4-Sales deve se lembrar do texto "O que é preciso para chegar ao estrelato?", publicado em 28/02/11 (link http://network4sales.blogspot.com.br/2011/02/o-que-e-preciso-para-chegar-ao.html). Nele exploramos os caminhos percorridos por artistas de sucesso e sua relação com os padrinhos artísticos. 

No caso das Histórias da Ana, a protagonista ainda não tem nenhum padrinho que a leve ao estrelato. Não tem ainda! O fato é que, no mundo conectado em que vivemos, isso parece ser uma questão de tempo. Como vimos no exemplo acima, o alcance da sua rede sozinha em apenas 3 graus de separação pode ser maior que o alcance da internet banda larga no Brasil. Portanto, a probabilidade de existir alguém interessado em projetá-la a outro patamar dentro desse grupo é enorme. Esse é o poder do networking! 

Se você também quer chegar ao estrelato, já sabe qual é o caminho. Agora, se esse não é o seu caso, aproveite para se divertir com as Histórias da Ana clicando no link abaixo. Se curtir, divulgue para os seus amigos. Você verá em breve como as teorias do networking se encarregarão de cumprir o seu papel!http://www.youtube.com/user/historiasdaana

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