4 de fev. de 2013

Como você deve começar a montar sua rede de relacionamentos?


Você aprendeu aqui no Network-4-Sales que o primeiro passo para desenvolver o seu networking é mapear os seus contatos (ler post http://network4sales.blogspot.com/2012/12/voce-conhece-metodologia-que-aplica-as.html). Só assim você consegue vizualizar de forma clara e abrangente o tamanho da sua rede. Se você já completou o primeiro passo da metodologia M.E.E.T., está na hora de você começar a montar sua rede de relacionamentos com o segundo passo – Expandir sua rede primária.

A rede primária é aquela formada por todas as pessoas com quem você já teve contato direto e que por isso apareceram no seu mapeamento. Sua rede primária, por enquanto, é formada apenas por seus contatos ativos, que são aqueles que você sabe onde estão e eles se lembram de quem você é. Entretanto, é muito provável que os contatos ativos representem muito pouco da sua rede. Por isso é tão importante expandir sua rede primária reativando os contatos inativos. Você deve começar pelos mais fáceis, que são os inativos neutros, que são aqueles com quem você já se relacionou no passado mas nunca mais teve contato. E desses, a prioridade é pelos Hubs.

O termo Hub soa familiar para quem trabalha com informática ou logística. No primeiro é o nome dado ao dispositivo que concentra todas as conexões de dados e as redistribuem. Em logística, é o depósito estrategicamente localizado para concentrar todas as cargas vindas de diversos locais e serem redistribuidas nas redondezas. No caso do networking, os hubs são aquelas pessoas que possuem várias conexões. Na época da escola, por exemplo, o hub era aquela colega de classe mais popular, que organizava os eventos e grupos de estudos. É provável que até hoje ela deva ter acesso aos contatos daquela turma. Para saber mais sobre os Hubs, leia o post http://network4sales.blogspot.com/2011/03/voce-sabe-reconhecer-um-hub-e-por-que.html.

A melhor forma de converter os contatos neutros em positivos é utilizando um contato ativo da sua rede. Um único colega de classe pode ser o suficiente para chegar no hub da sua turma. A partir daí fica muito mais fácil chegar em todos os demais. Se faz tempo que não os vê, pode até organizar um happy-hour para retomar os contatos e se atualizar sobre o que cada um vem fazendo. Você pode ter gratas supresas nesses encontros, como por exemplo descobrir que seu antigo amigo do primário é fornecedor da solução que você precisava para a sua empresa.

Também é interessante observar que nem sempre o contato ativo e o neutro que você quer se reaproximar estão na mesma categoria. Quantas vezes você se surpreendeu ao saber de amigos em comum de lugares totalmente distintos? Um primo que conhece seu colega de clube; a sua cunhada estudou com o seu cliente; seu colega de trabalho é amigo de um parceiro comercial. Por isso, é muito importante você explorar muito bem o potencial de cada contato para crescer sua rede primária.

Se for interessante, faça um esforço para converter em positivo também seus contatos negativos, que são aquelas pessoas com quem você não mantém mais contato. Pode acontecer desse contato que você considera negativo não ser reativo a uma reaproximação. Aquele cara do trabalho, por exemplo, com quem você quebrou o pau a dez anos atrás, hoje pode ocupar um cargo em outra empresa onde vocês podem desenvolver um negócio vantajoso para ambos. Enxergando esse benefício mútuo, certamente nenhum de vocês ficará remoendo o passado e reativarão o contato.

Quando todos os contatos ativos já tiverem sido utilizados para converter os inativos, é hora de “garimpar”, ou seja, encontrar seus valiosos colegas no meio de milhares de rochas. E é sobre isso que falaremos no próximo texto. Até lá, divirtam-se com os reencontros!

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