Entretanto, ainda existem poucos materiais que demonstram como as teorias do networking se aplicam na prática. E foi justamente para preencher essa lacuna que o Network-4-Sales desenvolveu uma metodologia com o propósito fundamental de aplicar as teorias à prática do networking. A metodologia intitulada M.E.E.T. leva as iniciais dos quatro passos que você deve seguir para desenvolver o seu networking no dia-a-dia.
O nome da nossa metodologia não foi escolhido ao acaso. O verbo em inglês “To Meet” significa “Encontrar-se; Conhecer alguém; Estar no mesmo local que outra pessoa”. O substantivo “Meet” ou “Meeting” também é usado para “Reunião”. Ou seja, esse termo está intimamente ligado ao principal objetivo do networking, que é encontrar pessoas e se relacionar com elas com transparência, reciprocidade e gratidão. (Leia mais sobre a definição de networking em http://network4sales.blogspot.com.br/2012/05/afinal-o-que-significa-networking.html)
Agora que você já sabe a origem do nome da metodologia criada
pelo Network-4-Sales, vamos ao primeiro e mais importante dos quatro passos que
você deve seguir para transformar sua rede de relacionamentos em um dos bens
mais valiosos que possui – Mapeie sua rede de contatos!
É praticamente impossível você saber de cabeça o nome e os dados
de todas as pessoas que já passaram pela sua vida pessoal e profissional. Se
fosse perguntado quantas elas são, certamente você responderia um número infinitamente
menor do que sua rede realmente tem. A explicação para isso não é porque você
se lembra apenas das que são mais próximas. Na realidade se lembra apenas daquelas
que estão mais frescas na sua memória. (Saiba mais em http://network4sales.blogspot.com.br/2012/09/o-que-as-teorias-de-marketing-tem-ver.html)
Portanto, o primeiro passo para mapear sua rede de contatos é
colocar no papel, de forma gráfica e intuitiva, todas as pessoas com quem você
já se relacionou, se possível, desde a infância. A melhor maneira de fazer isso
é agrupando-as por categorias, como por exemplo – família, amigos da faculdade,
clientes, colegas do clube, etc. A dica é fazer essa etapa com calma, sem
pressa. Cada vez que lembrar de um nome, volte à lista. Você pode demorar
vários dias ou até meses para concluir essa etapa.
Uma vez que você agrupou seus contatos por categorias, é hora de
marcar quais deles estão ativos, ou seja, aqueles que você sabe onde eles estão
e eles se lembram de quem você é. Os contatos que não forem marcados nesta
etapa são considerados inativos. Eles podem ser neutros, que são aqueles com quem
você já se relacionou no passado mas nunca mais teve contato; ou ainda podem
ser negativos, que são as pessoas com quem você não mantém e nem pretende
manter contato. Para ficar mais fácil a visualização de
seus contatos, pinte os contatos para diferenciá-los entre
ativos (verde), neutros inativos (amarelo) e negativos (vermelho), como na ilustração
abaixo:
Depois de ter organizado sua rede primária de contatos de forma
gráfica, agora você precisa organizá-la de forma funcional, ou seja, de uma
maneira que fique fácil acessar as informações de contato desses amigos e
colegas. Existem diversas ferramentas para esse gerenciamento. Você pode
utilizar desde um aplicativo de gerenciamento de contatos até um recurso de redes
sociais. Mas um simples caderno de anotação ou uma agendinha de papel podem ser
igualmente funcionais.
A ferramenta mais simples e prática para organizar esse seu
“inventário de contatos” é, na minha opinião, uma planilha eletrônica, tipo
Excel. Você pode encontrar mais dicas de como organizar sua rede de contatos de
forma funcional no texto
Vale frisar que esse primeiro passo da M.E.E.T. é o mais
importante para que a metodologia funcione. Só assim você terá uma visão muito
clara do tamanho e consequentemente do valor que a sua rede de contatos terá
para você quando você tiver completado os 4 passos da metodologia.
Nos próximos posts vamos explicar em detalhes os próximos três
passos da metodologia. Mas já aproveite esse período de recesso de festas para
iniciar hoje mesmo o mapeamento da sua rede. Não existe melhor época para se
(re)aproximar dos seus contatos e falar um bom “Nice to MEET you!”
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