NOTA: Esse texto NÃO promove nenhum candidato e nem tem o objetivo
de direcionar votos.
Há 6 meses você soube aqui pelo blog Network-4-Sales qual é o
motor que move a política e os políticos (http://network4sales.blogspot.com.br/2012/04/voce-sabe-qual-e-o-motor-que-move.html).
Agora, faltando poucos dias para a eleição municipal, é importante ressaltar a
importância que o network tem nesse processo democrático.
No próximo domingo, dia 07/10, quase 140 milhões de eleitores terão
o importante papel de eleger nossos representantes nos poderes Executivo e
Legislativo. Só para vereador, no
Brasil, são aproximadamente meio milhão de candidatos que disputam uma cadeira
nas 5.500 câmaras municipais desse país. São 57 mil vagas a vereador para
defender os interesses da população; tais como
fiscalizar os gastos da prefeitura, desenvolver leis e projetos que
atendam as necessidades da população.
Talvez você não saiba, mas as cidades com mais de 8 milhões de
habitantes poderão ter até 55 vagas para esse emprego dos sonhos. É uma
profissão tão interessante que só na cidade de São Paulo, 53 dos 55 vereadores
atuais tentarão a reeleição no pleito desse final de semana. Para bancar todas
as mordomias que esse representante do povo tem, todos nós gastamos com um
único parlamentar municipal até R$ 360 mil em apenas um ano.
Agora que você já sabe que esse emprego é tão bom, que a
concorrência por uma dessas cadeiras é tão alta, e que esses políticos dependem
do seu voto para chegar lá; você não acha importante pensar bem para quem você
vai dar esse empregão no parlamento municipal? Quais são os critérios que você
vai utilizar para escolher o seu candidato à vereador? Se você não sabe por
onde começar, aqui está o principal critério – o Network!
Uma das principais funções desses políticos é a de ser o
intermediário entre o poder Executivo e o povo. O primeiro é representado pela
figura do prefeito. Já o povo é representado pelas entidades de classe,
associações, comunidades, organizações não-governamentais, entre outros grupos
de pessoas que defendem os interesses de uma coletividade. Você, enquanto
cidadão, mesmo sem se dar conta, está inserido em pelo menos um desses grupos.
Esse é, portanto, o primeiro network que você deve identificar
antes de decidir em quem votar. Afinal, a força que esses grupos têm para
eleger um vereador é o que fará com que esse funcionário público zele pelos
interesses coletivos de quem o nomeou. Pensando em termos práticos, se você
mora em uma comunidade e espera por melhorias viárias ou de saneamento, você
precisa saber quais candidatos olharão para essa comunidade depois de eleitos.
Só que uma andorinha só não faz verão! Votando sozinho, você não
conseguirá cobrar essas melhorias do seu vereador. Entretanto, se você estiver
alinhado com a decisão de um grupo de pessoas que estará apoiando tal
candidato, todos terão representatividade política. Cabe a você, então,
descobrir quem são as pessoas da rede de relacionamento da sua região, bairro,
vizinhança ou condomínio. Uma vez identificado esse network, você deve entender
o que levou esse grupo a apoiar esse ou aquele candidato.
O segundo e mais importante network a ser considerado em uma
eleição é a rede de relacionamento do próprio candidato. Quem está patrocinando
a campanha dele? A quem ele deve fidelidade partidária? Você deve tomar cuidado
especialmente com aqueles candidatos
famosos, caricatos ou engraçados. Pelo seu carisma, recebem votos como o
reconhecimento pela sua carreira fora da política ou mesmo como forma de
protesto dos eleitores. Esse tipo de candidato é conhecido como
“coelho-eleitoral”, pois traz na sua cola outros políticos sem o mesmo gás.
Como você leu aqui no blog Network-4-Sales, esse foi o caso do
palhaço Tiririca, que foi um dos Deputados Federais mais votados na última
eleição para a Câmara Federal
(http://network4sales.blogspot.com.br/2010/10/o-que-esta-por-tras-do-fenomeno.html).
Votando no “coelho-eleitoral” de uma determinada legenda ou grupo partidário,
você poderá eleger outros vereadores em que você jamais votaria. Isso ocorre
por causa do chamado coeficiente eleitoral, onde se reúne todos os votos dos
vereadores de cada partido e faz-se uma divisão de vagas para cada legenda.
Fica a dica! Nesse domingo, pense primeiro no network e depois no
network. Primeiro o do grupo que o representa e depois naquele que apoia o seu
candidato. Por isso, pesquise, estude e pondere. Esse emprego vale por 4 anos e
custa muito, não só no bolso como no futuro de todos nós. Vote consciente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário