18 de jan. de 2012

Qual é a forma mais eficaz de fortalecer relacionamentos profissionais?


Você conhece alguém que trabalha ao lado de outra pessoa por mais de uma década e, depois desse tempo todo, não sabe nem onde ela mora? E aquele vendedor que já forneceu milhões de reais para um cliente, mas sequer sabe o que ele faz nas horas vagas? Pessoas assim existem aos montes, mas é muito provável que elas não se incomodem com isso. Mas, em se tratando de networking, esse é um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer. Uma das principais práticas do networking é se interessar genuinamente pelas pessoas com quem você mantém relacionamento.

Mas qual é a melhor maneira de ultrapassar essa barreira entre o profissional e o pessoal sem parecer ser intrometido ou interesseiro? A resposta é simples - compartilhe uma experiência pessoal com ela! Imagine que você se encontra casualmente com um fornecedor em um estádio de futebol. Você, que nem sabia que aquele comprador torcia para o mesmo time, agora assiste com ele a partida final do campeonato. E quando a equipe do coração dos dois marca um gol, a relação fria entre vocês se transforma definitivamente. Em segundos, vocês deixam de ser estranhos e passam a gritar e pular abraçados, comemorando o gol do título.

Se você já passou por uma experiência pessoal com um colega de trabalho ou parceiro, sabe que isso é verdade, e que a relação profissional progride para amizade. Você que nunca tenha reparado nisso, a partir de agora vai passar a observar que depois de uma experiência que extrapola as quatro paredes do escritório, o relacionamento entre dois profissionais nunca mais é o mesmo. E quanto mais próxima fica a relação de amizade entre vocês, mais frutos você colhe dentro do ambiente de trabalho.  

Tanto isso é verdade que empresas de marketing de relacionamento se especializaram em criar experiências que tirem executivos de suas rotinas e os colocam em situações inusitadas juntamente com seus colegas de trabalho ou de negócios. Essas atividades, que ganharam o rótulo de "team building", têm como principal objetivo aproximar as pessoas fazendo com que elas compartilhem experiências de vida inesquecíveis, tais como sobreviver em um acampamento na floresta ou navegar em um veleiro. Se você já participou desses programas, é provável que mantenha amizade até hoje com alguns colegas que dividiram esses momentos contigo.  

Sabemos, então, que compartilhar uma experiência pessoal é a melhor forma de fortalecer um relacionamento profissional. Mas qual é a maneira mais eficaz de fazer isso? A resposta não é nenhum programa radical ou exótico, tal como levar seu cliente para uma viagem até a estação espacial. É óbvio que o impacto dessa experiência funcionaria muitíssimo bem. Mas, na realidade, você não precisa ir tão longe e nem gastar tanto para conseguir um resultado tão efetivo quanto. O fato é que em qualquer viagem, por mais simples que seja, as emoções vividas são suficientes para tirá-los do lugar comum e aproximá-los em relacionamentos futuros.

É fato que a experiência fica mais intensa quanto mais desconhecido for o ambiente para ambos. E também é mais marcante quando existe algum imprevisto ou um toque de casualidade em questão. Em uma viagem à negócios, por exemplo, você e seu colega de trabalho se perdem e por acaso se enfiam em uma "roubada". Vocês sempre se lembrarão disso e rirão muito da situação quando voltarem a se encontrar. Sem dúvida, a relação profissional entre vocês será muito mais produtiva depois disso. Em uma viagem internacional, então, um simples "mico" que você e seu cliente passem juntos os aproxima mais que anos de relação comercial.

Então fica a dica para fortalecer o networking com seus colegas e parceiros de trabalho - aproveite suas viagens para viver experiências pessoais e use-as para criar uma conexão duradoura com sua rede de relacionamento.

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