31 de jan. de 2012

Você se arrepende de não passar mais tempo com seus amigos?


Se você nunca se arrependeu, é provável que mude de opinião quando estiver nos seus últimos dias de vida. E esse é apenas um dos arrependimentos que as pessoas demonstram quando estão com seus dias contados. Os seres humanos tendem a crescer muito quando se deparam com sua própria mortalidade. É nesse momento que elas experimentam uma grande variedade de emoções em um curto espaço de tempo - medo, raiva, remorso, arrependimento, negação e aceitação.

Esses são os relatos da australiana Bronnie Ware, que trabalhou por anos tomando conta de pessoas muito doentes e desenganadas, que eram mandadas pelos médicos de volta para passar suas últimas semanas de vida em casa. As histórias que ela ouvia dos seus pacientes a transformaram. Bronnie, então, decidiu compartilhou essas experiências no seu blog "Inspiration and Chai" (http://www.inspirationandchai.com/). O artigo chamado "Regrets of the Dying" teve mais de 3 milhões de acessos em todo mundo em um ano. O grande sucesso do artigo que Bronnie contava os arrependimentos mais comumente relatados pelas pessoas de quem ela cuidou levou ao lançamento do livro intitulado "The Top Five Regrets of the Dying" (Os Cinco Principais Arrependimentos dos Pacientes Terminais).

No artigo ela conta que seus pacientes, quando questionados sobre o que eles se arrependiam ou fariam diferente, frequentemente apresentavam uma das cinco respostas abaixo:

1. Eu gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim
2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto
3. Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos
4. Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos
5. Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz

Note que vários desses arrependimentos estão vinculados aos relacionamentos pessoais. São os familiares que não amamos com a intensidade que gostaríamos; são os amigos que passaram pela nossa vida e aqueles que não conseguimos manter; são as pessoas que tentamos impressionar em troca de reconhecimento.
Se nossas relações são tão importantes, por que não dedicamos mais tempo para elas? Por que só nos arrependemos de cultivar nossos relacionamentos quando já não temos mais tempo para voltar atrás? O mesmo tempo que nos falta é o principal motivo. A nossa rotineira falta de tempo é que faz com que a gente deixe nossos relacionamentos em último plano; é o que faz tantas pessoas encararem o networking como bobagem.

A decisão de viver uma vida plena hoje só depende de nós. Temos que ser autênticos e cultivar nossas amizades pelo que somos e não pelo que os outros gostariam. Temos que falar para as pessoas o quanto as admiramos, gostamos, amamos. É só assim que seremos plenamente felizes e chegaremos ao fim dessa jornada com pouquíssimos arrependimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário