1 de jun. de 2011

Quais são os riscos e benefícios de divulgar sua localização para seus amigos?

Uma nova mania está tomando conta das redes sociais. É a divulgação em tempo real para seus amigos do local onde você está. Isso tem acontecido graças ao crescimento dos aparelhos celulares com GPS integrado com os aplicativos de localização, tais como o Facebook Places (Locais) e o Foursquare.

Eles funcionam assim. Você acessa o aplicativo no seu celular e esse, por sua vez, aciona o GPS para obter sua localização geográfica. Suas coordenadas são transmitidas para uma base de dados, que retorna para o seu celular os locais cadastrados nas redondezas. Você clica no local que está e, após fazer o "check-in" no aplicativo, tem a opção de compartilhar a sua localização com seus amigos pelo Facebook e Twitter, adicionando ou não um comentário, conforme o exemplo abaixo:
Mas esses aplicativos não se limitam apenas a compartilhar as localizações com os amigos virtuais. Eles também servem como um guia portátil de serviços. Imagine que você está precisando abastecer o tanque do seu carro, mas não conhece as redondezas. Você acessa o Places e recebe na tela do celular a lista de postos de gasolina nas proximidades. Você também consegue acessar no Foursquare para saber as sugestões e críticas dos frequentadores de um local, como por exemplo, o petisco mais recomendado em um bar ou a qualidade do atendimento em um café.

Agora que você sabe os benefícios para quem utiliza esses serviços, a pergunta que fica é “para que você quer saber onde seu amigo está?”. Como toda novidade nas redes virtuais, os aplicativos de localização dividem opiniões. De um lado estão os curiosos. São aqueles que adoram saber por onde seus amigos andam e se interessam pelos ambientes que eles frequentam. Do outro lado estão os cautelosos, que acham que esse tipo de exposição desnecessária porque coloca a pessoa em risco.

É verdade que toda e qualquer exposição traz riscos. Se você não controla a privacidade das suas redes sociais e costuma divulgar sua rotina através desses aplicativos de localização, você é um forte candidato a sofrer um sequestro-relâmpago ou qualquer outro tipo de golpe aplicado por bandidos virtuais. Portanto, para não cair nessas ciladas, é altamente recomendado que você aumente o nível de privacidade das suas redes, permitindo o acesso apenas pelos seus amigos aos seus posts em geral.

Isso feito, você passa a aproveitar apenas os benefícios da divulgação da sua localização, principalmente para exercitar o seu networking. Quando você fica sabendo, por exemplo, que sua amiga está no mesmo shopping que você, pode combinar um encontro com ela. Em outra situação, quando você divulga os locais que visitou durante uma viagem, abre um canal de comunicação com colegas distantes que querem buscar mais dicas sobre esses locais. Se você compartilha que está tomando um voo, já deixa seus amigos no destino esperando um contato para agendar um happy-hour.

No final das contas, seja você um curioso ou um cauteloso, ninguém gosta de um amigo presunçoso, aquele que se acha o gostoso. A cada parada no dia ele faz questão de compartilhar sua localização com os amigos. Além disso não torná-lo poderoso, isso ainda é perigoso porque vai deixá-lo famoso para tudo que é criminoso.

Fonte: Postado no Facebook por uma amiga cautelosa e irritada com seus amigos presunçosos. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário