11 de abr. de 2011

Quanto seu networking pode ser útil em uma nova fase profissional?


Alguma vez você já mudou de função na empresa? Trocou de departamento? Já teve a oportunidade de mudar de emprego? Foi para outra empresa do mesmo segmento? Ou foi para um mercado totalmente distinto?

Se você já passou por uma ou mais mudanças na sua carreira, sabe exatamente qual é a importância das pessoas com que você conviveu até então na sua nova fase profissional. Seu networking é fundamental para acelerar o processo de aprendizagem de sua nova função; para melhorar sua aceitação em um novo departamento; para abrir as portas em uma nova empresa; para encurtar caminhos em um segmento desconhecido; e até para ter suporte em uma nova empreitada.

É fato que você é quem você conhece! Ou seja, sua rede de relacionamento é a chave para o sucesso em qualquer etapa da sua vida profissional, tanto faz se você acabou de ser efetivado ao final do estágio ou se está assumindo a presidência de uma multinacional. Mas será que a importância da sua rede de contatos é a mesma, independente do nível de mudança que você promove na sua carreira? Vamos analisar alguns casos para responder essa pergunta.

Quando você trabalha em uma grande empresa, tem sempre a chance de se aplicar para uma vaga em outra área, departamento ou divisão. As empresas até estimulam esse tipo de movimento interno para motivar seus funcionários a continuarem se desenvolvendo profissionalmente. Eu já passei por isso três vezes na minha carreira. Em duas ocasiões, saí de uma área técnica para área comercial dentro da mesma empresa. No meu caso, meus contatos serviram muito para facilitar a aprendizagem e para me ajudar a abrir novas portas. Mas a mudança em si não serviu muito para ampliar minha rede de relacionamentos.

A experiência de mudar de emprego para uma empresa do mesmo ramo, por exemplo um concorrente ou um antigo cliente, é mais enriquecedora para o networking. Nessa situação você já conhece algumas poucas pessoas que te ajudarão na fase de integração, mas de resto tudo é novo. Todos os seus novos colegas de trabalho, seus novos clientes e parceiros são desconhecidos e orbitam em um outro universo. Essa nova rede de relacionamentos te trará inúmeras oportunidades inexploradas. Além de aprender uma nova cultura, você também conhecerá outras realidades. Logo você concluirá que existe vida fora da sua primeira empresa!

Outra situação não tão comum é a mudança de segmento. Eu tive a felicidade de fazer esse movimento três vezes dentro do segmento de tecnologia. Posso afirmar que é a melhor experiência profissional que se pode ter em relação ao aproveitamento do seu networking. Tudo é novidade! Produtos, cultura, políticas, e principalmente as pessoas com que você vai se relacionar. É um aprendizado diário e constante. Apesar de ser uma das decisões mais difíceis de se tomar profissionalmente falando, mudar de segmento traz muito mais vantagens que dificuldades. Vale a pena!

Mais corajosos ainda são os profissionais que decidem dar uma guinada na carreira e mudam radicalmente de mercado. Conheço alguns amigos que saíram do segmento de tecnologia para o mercado imobiliário, de alimentos & bebidas ou para o mercado de papel & celulose. Certamente esse movimento é o mais arriscado, e consequentemente é o que traz o melhor retorno quando se dá certo. Como diz o ditado "em terra de cego, quem tem um olho é rei!". Em outras palavras, executivos com bagagem em mercados altamente competitivos normalmente têm desempenho acima da média em comparação a profissionais em mercados mais tradicionais.  

Apesar de todos os benefícios, mudar de mercado não é a melhor opção quando se trata do aproveitamento do seu networking. Estar tão distante do mercado que você "nasceu e foi criado" não permite nenhuma sinergia com as pessoas que pertencem à sua rede de contatos até então. É dizer que você começará tudo do zero. Mas também é possível afirmar que, uma vez que você esteja bem estabelecido no novo mercado, terá um networking invejável!

Concluindo, toda mudança profissional é sempre bem-vinda e deve ser encorajada. Como disse certa vez o ex-Presidente americano Bill Clinton - "O preço por fazer a mesma coisa sempre é muito mais alto do que o preço da mudança".  Pense nisso quando estiver considerando seu próximo movimento profissional!

Um comentário:

  1. Muito interessante, ordena as possibilidades de mudança profissional e ajuda a decidir uma nova oportunidade ou objetivar a mudança profissional.

    ResponderExcluir